Your Language

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Sequência Fibonacci



A sucessão de Fibonacci ou sequência de Fibonacci é uma sequência de números naturais, na qual os primeiros dois termos são 0 e 1, e cada termo subsequente corresponde à soma dos dois precedentes.
A sequência tem o nome do matemático pisano do século XIII Leonardo de Pisa, conhecido como Leonardo Fibonacci, e os termos da sequência são chamados números de Fibonacci. Os números de Fibonacci são, portanto, os números que compõem a seguinte sequência de números inteiros (sequência A000045 na OEIS):
0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, …
Em termos matemáticos, a sequência é definida recursivamente pela fórmula abaixo, sendo os dois primeiros termos F0= 0 e F1= 1.

  F(n) =
  \left\{
   \begin{matrix}
    0\,,\qquad\qquad\qquad\quad\,\ \ \,&&\mbox{se }n=0\,\ \ \\
    1,\qquad\qquad\qquad\qquad\,&&\mbox{se }n=1\ \ \,\\
    F(n-1)+F(n-2)&&\mbox{se }n>1\ \ 
   \end{matrix}
  \right.
Em seu livro de 1202, intitulado Liber Abaci, Fibonacci introduziu a sequência na matemática da Europa Ocidental,[2] embora ela já tivesse sido descrita anteriormente por matemáticos indianos.[3][4][5] Pela convenção moderna, a sequência inicial com F0 = 0. No Liber Abaci, ela começava com F1 = 1, omitindo-se o zero inicial, e alguns ainda escrevem a sequência dessa forma.
A sequência de Fibonacci tem aplicações na análise de mercados financeiros, na ciência da computação e na teoria dos jogos. Também aparece em configurações biológicas, como, por exemplo, na disposição dos galhos das árvores ou das folhas em uma haste,[6] no arranjo do cone da alcachofra, do abacaxi,[7] ou no desenrolar da samambaia.--Fonte:wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.