Your Language

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A igualdade ?

 Todos os Problemas que os socialistas se colocavam, as visões cosmogônicas, os sonhos e o misticismo colocados de lado, podem ser reduzidos a dois problemas principais.
Primeiro problema:produzir a riqueza.
Segundo problema:reparti-la
O primeiro problema contém a questão do trabalho.
O segundo contém a questão do salário.
No primeiro problema, trata-se do emprego das forças.
No segundo, da distribuiçao do que se produziu.
Do bom emprego das forças resulta o poderio público.
Da boa produção do que foi produzido resulta a felicidade individual.
  Por boa distribuiçao deve-se entender, não distribuição igual mas distribuiçao equitativa. a primeira igualdade é a equidade.
  Da combinação destas duas coisas , poderio público no exterior, felicidade individual interna, resulta a prosperidade social.
  Prosperidade social significa felicidade para o homem, liberdade para o cidadão, grandesa para a nação.
  A Inglaterra resolveu o primeiro desses problemas. Sabe criar admiravelmente a riqueza, mas a reparte mal. Essa solução, completa apenas de um lado, fatalmente leva a dois extremos: opulência monstruosa, miséria monstruosa . todos os gozos para uns; todas as privaçoes para outros, ou seja, para o povo; o privilégio, a exceção, o monopólio, a feudalidade nascem do próprio trabalho. Situação errada e perigosa , que assenta o poderio público na miséria privada, que enraíza a grandesa do estado nos sofrimentos do indivíduo.Grandesa mal formada, em que todos os elementos materiais se combinam, e da qual nenhum elemento moral participa.
  O comunismo e a lei agrária acreditam resolver o segundo problema.Enganam-se. A repartição deles mata a produção. Apartilha por igual abole o sentimento de superação . E, por consequência, o trabalho. Essa é uma partilha semelhante à que faz o açougueiro, que mata o que reparte. É portanto, impossível dar-se por contente com essas pretendidas soluções . Matar a riqueza não é reparti-la.
  Os dois problemas precisam ser resolvidos em conjunto para serem bem resolvidos. As duas soluções precisam ser combinadas tornando-se apenas uma.
  Resolvendo apenas o primeiro problema, seremos o mau rico, pereceremos pelas vias de fato, e o mundo nos deixará cair e morrer , porque o mundo deixa cair e morrer tudo o que não passa de egoísmo, tudo o que não representa para o gênero humano uma virtude ou uma ideia.
  Resolvemos os dois problemas; encorajemos o rico e protejamos o pobre; suprimamos a miséria ; ponhamos termo à injusta exploraçao do fraco pelo forte; coloquemos um freio na inveja iníqua daquele que está a caminho contra aquele que já chegou; juntemos o ensino gratuito e obrigatório ao crescimento infantil , fazendo da ciência a base da virilidade ;desenvolvamos as inteligências , dando ao mesmo tempo ocupação aos braços ; sejamos a um só tempo um povo poderoso e uma família de homens felizes; democratizemos a propriedade ,não abolindo-a, mas universalizando-a, de modo que, todo cidadão, sem exceção, seja proprietário, coisa mais fácil do que se imagina; em uma palavra , saibamos produzir a riqueza e saibamos reparti-la, e teremos juntas a grandeza material e a gradeza moral.
  Eis o que dizia o socialismo, fora e acima de algumas seitas que se desviavam do caminho; eis o que ele procurava nos fatos e o que esboçava nos espirítos.-- Victor Hugo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.